quinta-feira, 10 de abril de 2014

Comer fora de casa III - Restaurante o Caçador

Já algumas vezes mencionei que gostamos de cozinhar mas também gostamos bastante de descobrir novos spots onde se coma bem e o atendimento seja excelente.
No fim de semana, decidimos experimentar uma sugestão da revista Timeout, de provar o "Arroz de Lingueirão" do restaurante O Caçador.

Mais uma vez, a reportagem da Timeout corresponde à expectativa! Fomos super bem recebidos, o atendimento 5*, o espaço bastante agradavel e a comida muitoooooooooooo boaaaaaaaaaaaaaaaaa!!! O famoso arroz estava muito saboroso, gostamos imenso e iremos voltar de certeza, até porque na ementa existem outros pratos que nos deixaram curiosos.

O preço é acessível, para uma refeição com entradas, vinho, sobremesa o valor foi bastante simpático.

Em cima têm o link para a página de facebook! Espreitem e se conseguirem experimentem :)




Floral de Évora Branco

Há muito que não se fala de vinhos por aqui... apesar de eu agora não poder beber (por uma boa causa), cá por casa continuamos a gostar de bons vinhos. Para acompanhar o bacalhau à Tia Alice, a escolha do vinho foi o Flora de Évora Branco 2007. Um vinho já conhecido por cá mas que é sempre uma boa aposta.


Este vinho é produzido a partir das castas de Assario, Roupeiro e Arinto, mostrando assim aromas frutados e sabores frescos.



O preço ronda os 8€ e encontram quase em qualquer grande superfície.

Bacalhau à Tia Alice

Esta semana fiz um jantar de família e fico sempre com a dúvida sobre o que fazer, então apostei num bacalhau que depois fiquei a saber que se chama "Bacalhau à Tia Alice". Na prática, bacalhau com natas e camarão.

Ingredientes (8 pessoas):

- 6 lombos de bacalhau (eu compro do já demolhado);
- Molho bechamél (eu uso do light);
- Natas light (uso sempre as de cozinhar e não para bater, são mais leves e com menos gordura);
- Parmesão ralado;
- Camarão descascado;
- Batatas para fritar;
- Cebola;
- Azeite;
- Alho;
- Esparregado ou salada  para acompanhar.

Cozer o bacalhau e o camarão na mesma água com uma flor de louro e um pouco de sal (se for bacalhau já demolhado). Depois de cozido, desmanchar o bacalhau em lascas e retirar as peles e as espinhas.
Num tacho fazer um refogado com a cebola e os alhos picados e um fio de azeite, quando estiverem translucidos colocar o bacalhau e os camarões e mexer. Tapar e deixar apurar um pouco. Juntar pimenta preta moída e provar para ver se é necessário rectificar o sal. De seguida, juntar um pouco de bechamél e envolver tudo. Deixar apurar um pouco e de seguida reservar.
Cortar as batatas aos cubos e fritar num pouco de óleo (devem ficar macias e não mesmo fritas). Escorrer bem com papel absorvente para não ficarem oleosas.
Juntar as batatas ao preparado e envolver tudo bem.
Colocar o preparado num tabuleiro de ir ao forno. Pré-aquecer o forno a 190º.
Por cima do preparado colocar um pouco de natas e levar ao forno uns 15 minutos. Após estes 15 minutos colocar o parmesão ralado e voltar a levar ao forno por mais uns 5 minutos.
Acompanhar com salada ou esparregado.












sábado, 5 de abril de 2014

Tarte merengada de limão

Eu não sou muito de fazer doces, mas a adoro tarte merengada de limão e ontem decidi experimentar fazer para um jantar com um casal amigo. O resultado foi bom mas ainda não foi o 'tal'...
O recheio estava muito bom, a massa tenho de experimentar fazer outra diferente. No entanto aqui fica a receita.

Ingredientes:

- 6 ovos;
- 100 ml limão;
- Açucar;
- 1 lata de leite condensado;
- colher de chá de maisena;
- 1 embalagem de massa areada.

Separar as gemas das claras de 5 ovos. Juntar as gemas ao leite condensado e um ovo inteiro. Colocar este preparado num tacho e colocar em lume médio e mexer sempre para engrossar. Juntar o sumo, a raspa dos limões e a maisena e continuar a mexer.
Colocar a massa numa forma e levar ao forno pré-aquecido uns 15 minutos. De seguida colocar o preparado por cima da massa e levar novamente ao forno, por mais uns 15 minutos.
Bater as claras com 3 colheres de sopa de açucar e umas gotas de limões. Bater até ter a consistência de merengue.
Juntar o merengue ao resto da tarte e levar ao forno até alourar. Cuidado com esta fase final para não queimar. Para a próxima vou experimentar fazer a massa com bolacha...

Aqui fica a imagem do resultado final! 


sexta-feira, 4 de abril de 2014

Lasanha de vegetais

Há muito que não publicava nada aqui no Chef mas pouco... Mas esta semana fiz uma lasanha de vegetais, que decidi partilhar convosco. Espero que gostem :)

Como ingredientes usei (duas pessoas):

- 1 Cougette;
- 1/2 Beringela;
- Cogumelos laminados frescos;
- Folhas de lasanha frescas;
- Molho de tomate;
- Molho bechamel light;
- Cebola;
- Alhos;
- Queijo parmesão ralado no momento.


Cortar a courgette e a metade da beringela aos cubos, laminar os cogumelos ou comprar já laminados. Num tacho colocar um pouco de azeite, a cebola e os alhos picados e deixar alourar.
Quando estiverem translucido, juntar a cougette e a beringela. ir mexendo para não pegar e atenção para não deixar os alhos queimarem. Juntar os cogumelos e temperar com sal e pimenta preta. Envolver tudo e deixar cozinhar mais um pouco (uns 3/4 minutos). Provar e se necessário, rectificar o sal e a pimenta. Juntar o molho de tomate e envolver tudo. Ir mexendo e verificar se é necessário mais sal ou um pouco de açúcar para cortar a acidez do tomate. Quando estiver pronto, desligar.
Num recipiente de ir ao forno, colocar um pouco de molho bechamel, de seguida colocar uma folha de lasanha seguida de uma camada do preparado de vegetais,  repetir com uma folha de lasanha seguida do preparado. Terminar com uma folha de lasanha. cobrir com molho bechamel e por cima colocar queijo parmesão ralado.
Para os amantes de queijo, colocar entre as diferentes camadas queijo ralado.
Colocar no forno pré-aquecido a 180o.
Bom apetite!!!